quarta-feira, 28 de abril de 2010

PAPER SOBRE OS PRÉ-REQUISITOS, PERFIL, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE

PRÉ-REQUISITOS, PERFIL, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE


Odilon Manske

16/10/2008


RESUMO

Os pré-requisitos, perfil, habilidades e competências para a atuação docente, relacionam-se com a tradução no ambiente escolar das novas tecnologias de informação e comunicação. Para que isto ocorra efetivamente, necessitamos de mudanças estruturais no atual modelo de ensinar. Em que o corpo docente poderá desempenhar papel fundamental no desenvolvimento e na construção do conhecimento inteligente, imprescindível para forjar aptidões nos alunos que os capacitem para responder logicamente aos desafios da vida.

Palavras-chave: Era digital; Atuação docente; Conhecimento inteligente.


1 INTRODUÇÃO

Vivemos numa sociedade cada vez mais tecnificada e informatizada, respaldada pela profunda valorização da informação. Certamente que isto exige aptidões e competências por parte do corpo docente para por em prática métodos de ensino inovativos que contemplem a realidade digital no qual a sociedade atual se encontra.

Pois acreditamos que o momento sugere uma ampla inclusão digital em nosso país. Sobretudo ela deveria acontecer em consonância entre as instituições do Estado e a iniciativa privada. Pois através dela e de métodos inovadores de ensino nos é dado a chance de almejar e consolidar uma formação humana progressista, ou seja, uma formação que vise o social, o ecológico, o ético, a solidariedade, enfim, a busca pela realização da própria felicidade humana.

Por outro lado, a sociedade contemporânea também clama por uma educação qualificada, indispensável para uma formação profissional capacitada e competente em todos os níveis da atividade humana. Isto somente será possível com uma formação do corpo docente de igual forma, compatível com as exigências postas.

Aqui destacamos naturalmente o emprego de novas tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar. No entanto, o corpo docente está apto para esta empreitada calcada na inovação? Quais seriam as habilidades, os pré-requisitos e competências exigidas para sua atuação? Estas são algumas das questões que serão abordadas neste trabalho.


2 CONHECIMENTO INTELIGENTE

Conhecimento inteligente não é um saber factual, e sim um sistema organizado e entrelaçado de conhecimentos disciplinares e interdisciplinares capazes de proporcionar aptidões, ou seja, conhecimentos e competências metacognitivas para a resolução de problemas impostos pelo cotidiano.

Ter o conhecimento armazenado adequadamente na cabeça não significa ainda a sua utilização na resolução dos diferentes problemas. Isto posto, a escola deve empenhar-se para que os conhecimentos dos alunos possam ser utilizados na esfera extracurricular de sua atuação. Onde o pré-requisito fundamental para o processo de aprendizagem não é o conhecimento formal de uma disciplina e sim uma sólida e bem estruturada base de conhecimento interdisciplinar e extracurricular

O corpo docente precisa desenvolver habilidades e competências para poder trabalhar na esfera emocional. Fazer com que os alunos estabeleçam metas para se sentirem auto motivados, forjando concorrência nos objetivos desejados, para a partir daí poderem avaliar suas vitórias e derrotas. Forjando desta forma aptidões que os preparem para responder logicamente aos desafios da vida.

Para tal, faz-se necessário construir e reforçar habilidades e competências duradouras de ensino, para que com as quais se possam intermediar também valores sociais, éticos e individuais, para que conflitos sociais, econômicos e culturais possam ser resolvidos sob a ótica da solidez ética, pautados nos princípios da democracia.

Ainda de acordo com Saviani (1991, p. 21), “o trabalho educativo é o ato de produzir direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens”. Nesta concepção trata-se de valores atemporais, indispensáveis no processo de aprender a ser.


3 HABILIDADES E COMPETENCIAS REQUERIDAS FRENTE A ERA DIGITAL

Analisando a atual realidade do corpo docente frente a este novo paradigma, que exige sobretudo uma abordagem criativa e inovadora, somos obrigados a concordar que no presente momento muitos educadores sentem-se inseguros frente a esta nova realidade.

A era digital na escola deve ser vista enquanto ferramenta pedagógica socializadora de informação no processo de ensino-aprendizado. Para tal ela requer profissionais altamente qualificados, com visão crítica, criativa, com capacidade de ensinar a aprender a aprender.

No entanto o processo de atualização dos próprios educadores no presente momento consiste em cursos ou palestras de curta duração, não os preparando efetivamente para a utilização destas novas tecnologias. Faz-se necessário oferecer oportunidades ao quadro docente, no sentido de desenvolver habilidades e competências continuadas, garantindo desta forma uma atuação permanentemente inovadora e criativa.

Pois o momento atual nos mostra uma grande parcela de professores estranhos a estas novas ferramentas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem. Assim por exemplo, apesar da inclusão digital gradual nas escolas, muitos ainda estão presos ao passado por não saberem utilizar tais recursos, acomodando-se em suas aulas tradicionais e incorrendo na inércia intelectual.

Portanto é necessário que ocorram mudanças na forma de conceber o trabalho do docente, flexibilizando os currículos escolares, oportunizando o acesso e o uso de informações que extrapolem as fronteiras disciplinares, situando-as no contexto do fomento à pesquisa, priorizando o conhecimento interdisciplinar. Processo, no qual o professor e o aluno devem interagir enquanto sujeitos, garantindo assim uma maior autonomia na busca por conhecimentos.

Contudo é de fundamental importância dar a oportunidade aos educadores para desenvolver as competências exigidas para dominar estas novas técnicas da era digital. Com isso eles terão as capacidades necessárias para orientar os alunos na busca efetiva de informações no ciberespaço. Em que o amplo conhecimento destas tecnologias seriam os pré-requisitos que formariam o leque das competências, neste contexto será determinante a habilidade do docente na orientação e na condução, enquanto parceiro na busca do conhecimento.

Desta forma o professor e o aluno pesquisam, debatem, constroem e produzem conhecimento. Neste processo serão reveladas as habilidades do educador na tradução dos pré-requisitos e competências adquiridas.


4 CONCLUSÃO

As tendências do modelo social atual apontam para um dinamismo sem precedentes na história da humanidade, onde novas formas de comunicação e informatização desempenharão papel preponderante.

A partir destas premissas, faz-se necessário a discussão dos efeitos da era digital na vida das gerações vindouras e as formas adequadas para traduzir esta realidade no ambiente escolar a partir do presente, para poder conduzir este processo adequadamente no futuro. Neste contexto novos pré-requisitos, competências e habilidades na atuação docente deverão ser levados em consideração.

Portanto, é de suma importância que ocorram mudanças substanciais na forma atual de ensinar, para produzir a partir da inclusão digital o conhecimento inteligente.


5 REFERÊNCIAS

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.

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